quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A Magia de Escrever Fantasia Parte Um



Para começar, precisamos entender o que significa fantasia. De acordo com o dicionário, fantasia (substantivo) é algo que é produzido pela imaginação; uma ideia afastada da realidade; o ato de imaginar algo; um livro, filme, etc. Ela conta uma estória sobre coisas que acontecem em um mundo imaginário.

Porém, não é tão simples assim, há muitos subgêneros. Enquanto escrevemos uma estória de fantasia isso não parece ser um problema, mas quando vamos vendê-la ou procurar uma editora para publicá-la, escolher o subgênero ao qual o livro se encaixa pode se tornar um pouco complicado.

Inacreditavelmente, há mais de sessenta e cinco subgêneros de fantasia, incluindo: terror, épica, futurística, erótica, alta fantasia, baixa fantasia, científica, contemporânea, mítica, mundos militares, urbanos, paranormais, heroicos, cômicos, mundano, portal…

Há muitos subgêneros para descrevê-los todos aqui! Mas vamos ver os mais comuns:

Fantasia sombria: este subgênero mistura elementos de fantasia e horror; tem uma atmosfera escura, mal-humorada; inclui estórias sobre criaturas endiabradas, múmias, vampiros, lobisomens, zumbis, etc.

Fantasia épica: associa-se com alta fantasia; é a briga constante entre o bem e o mal. A fantasia épica tem três elementos: deve ser uma trilogia ou mais, cobrir um longo espaço de tempo de anos ou mais e a estória tem que acontecer em um amplo espaço ou no universo.

Alta fantasia: é uma ampla categoria; inclui um mundo onde magia segue regras específicas que podem ser diferentes das do mundo real. A estória se passa em um mundo fictício ao invés de real. O mundo fictício é consistente, mas com suas próprias regras. Algumas características incluem elementos fantásticos como fadas, dragões, magia, etc.

Fantasia urbana: também chamada de fantasia contemporânea. A estória acontece em uma cidade e contém elementos sobrenaturais. Pode incluir criaturas como vampiros, fadas, bruxas... Este subgênero pode ser dividido em mais subgêneros.

Fantasia jovem-adulto: escrito e comercializado para jovens e adultos, os personagens são pré-adolescentes ou adolescentes. Os enredos são consistentes com a idade e experiências do personagem principal.

Baixa fantasia: os elementos da fantasia não estão presentes ou enfatizados; o foco está nos personagens ou enredo. A estória se passa em um mundo real ou fictício racional e familiar.

Fantasia mítica: elementos mitológicos estão presentes, como: deuses, anjos, dragões, demônios, sereias, lugares mitológicos…

As estórias de fantasia oferecem opções infinitas para novelas, romances e short stories. Um escritor pode criar qualquer coisa, tudo o que quiser, porque elas não precisam ser reais, mas autênticas e interessantes.

Então, o que é necessário escrever uma boa estória de fantasia? Creio que criatividade é o ingrediente principal para imaginar e explorar mitos, lugares, criaturas, enredos e personagens que chamarão a atenção dos leitores. Como você pode ver, há muitos subgêneros e infinitas opções para criar uma estória muito interessante.

Na parte dois, na próxima semana, veremos quais as expectativas dos leitores de fantasia.


Assine a newsletter e receba as últimas novidades e bônus exclusivos

* indicates required

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Lado Sombrio

Segredos Noturnos, livro 1 traz o início da saga de um vampiro em busca de redenção. Ao lado de outras criaturas da noite, ele tem que...