sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A realidade do mercado literário brasileiro



Você sabe quanto custa publicar um livro? Eu vou te responder. Você vai gastar em torno de uns dez mil reais se optar por publicá-lo através de uma editora (salvo algumas exceções). Essa é uma triste realidade.

Eu diria que o escritor é o profissional mais mal remunerado (em tese ele deveria receber de 8 a 10% de direitos autorais) se ele não estivesse pagando para trabalhar. É isso mesmo. Enquanto o escritor (que é quem teve a ideia, passou semanas pesquisando sobre o tema e meses sentado à frente do computador digitando por horas a fio) paga para trabalhar, a editora, distribuidora e livraria ganham com o trabalho dele.

Como isso funciona? É bem assim. Há dois caminhos: ou você paga todo o custo do livro ou é obrigado a comprar parte da edição (geralmente varia entre 100 a 500 livros). Algumas editoras mascaram isso dizendo que elas não cobram para publicar o livro; aí o pobre autor fica animado e continua lendo os requisitos até se deparar com essa condição ao final.

Em muitas editoras não se encontra isso explícito no site; então, você envia os originais e espera semanas — às vezes meses — para receber uma resposta caso ela aceite publicar o livro. A editora te envia um e-mail dizendo que o texto tem potencial comercial, tecendo elogios e oferecendo várias vantagens, mas com a condição que você tem que adquirir X exemplares.

O jogo é tão sujo que elas têm a coragem de dizer que isso te ajudará a ganhar mais com a venda dos livros. Eu me pergunto como isso é possível já que o desconto oferecido para o autor não cobre o custo do envio do exemplar para a pessoa que o comprar, muito menos o custo de manutenção de uma loja virtual ou a organização de uma sessão de autógrafos.

A história não para por aí, porque quanto vale realizar um sonho? O problema é que na assinatura do contrato não são abordados assuntos como edições posteriores e muitas vezes aí vem a decepção. O sonho acaba virando pesadelo.

Quantas edições e quantos livros são necessários para que o escritor torne-se conhecido e famoso? Quanto dinheiro ele ainda terá que investir para que isso aconteça? Quando ele conseguirá recuperar todo esse investimento? Talvez isso nunca aconteça, pois no final do processo ele já terá gasto o valor de um carro zero.

Lembra-se da porcentagem de direitos autorais de 8 a 10%? Se o livro custar R$ 40,00 o autor não receberá nem R$ 4,00 reais por cada exemplar vendido, pois ele não receberá pelo preço comercial.

Honestamente, eu prefiro gastar esse dinheiro com outras coisas e autopublicar meus livros. Eu prefiro investir na minha plataforma, no meu nome e trabalho, do que na plataforma de terceiros. Contudo, essa é apenas a minha opinião.

Assine a newsletter e receba as últimas novidades e bônus exclusivos

* indicates required

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Lado Sombrio

Segredos Noturnos, livro 1 traz o início da saga de um vampiro em busca de redenção. Ao lado de outras criaturas da noite, ele tem que...